domingo, 8 de junho de 2008

A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.

“ A vida na Terra teria surgido a partir de reações entre os gases da atmosfera primitiva.”

1 _ A TEORIA DE OPARIN-HALDANE – Os pesquisadores Aleksander Ivanovich Haldane, um inglês, acreditavam que a vida na Terra teria surgido a partir de reações químicas entre os gases da atmosfera primitiva. A energia para essas reações teria sido fornecida pelos raios que acompanhavam as fortes tempestades e pela radiação ultravioleta do Sol que chegava à superfície da Terra.
Essas reações produziam moléculas orgânicas simples que mais tarde se uniram paea formar moléculas mais complexas, como proteínas ou mesmo material hereditário. Durante milhões de anos, as chuvas levaram essas moléculas para os oceanos, onde se acumularam. Em 1924, Oparin e Haldane sugeriram que essas moléculas teriam formado as bases para o surgimento dos primeiros seres vivos.
2 – O EXPERIMENTO DE MILLER – Em 1953, Stanley Miller, um estudante americano de Química, e Harold Urey, seu professor, testaram em laboratório a teoria de Oparin-Haldane. Eles construíram um aparelho de vidro e tiraram todo o gás oxigênio de seu interior. Depois colocaram água e uma mistura de gases hidrogênio, amônia, metano para imitar a composição da atmosfera primitiva. Miller produzia faíscas para simular as descargas elétricas que teriam servido como fonte de energia pra as reações entre os gases. A água era aquecida até ferver. O vapor d’água circulava pelo aparelho condensando-se em um local que representava os primeiros oceanos. Miller deixou o sistema funcionando durante uma semana. Após esse período, Miller examinou o líquido acumulado na parte inferior do aparelho. O liquido, que antes era incolor, apresentava-se avermelhado.. Os teste químicos constataram a presença de diversos compostos novos, como os aminoácidos.
3 – OS COACERVADOS – Oparin supôs que as moléculas orgânicas poderiam ter se agrupado formando aglomerados. Esses aglomerados de moléculas orgânicas foram chamados de coacervados.Alguns cientistas acreditam que o primeiro ser vivos teria se originado quando uma molécula de material hereditário se formou dentro de um coacervado.
4 – A EVOLUÇAO DOS SERES VIVOS – Os primeiros seres vivos eram unicelulares, com uma molécula de material hereditário em seu interior, semelhante a seres procariontes. Os cientistas acreditam que esses primeiros seres eram heterótrofos e se alimentavam de compostos orgânicos presentes em abundância no oceano primitivo. Esses compostos forneciam energia para os processos vitais e matéria para o crescimento e a reprodução dos seres vivos.
Após milhões de anos, o numero de seres aumentou muito e novas espécies surgiram. Alguns seres vivos passaram a se alimentar de outros e alguns se tornaram autótrofos, com capacidade para produzir seu próprio alimento, consumindo gás garbônico e água e liberando gás oxigênio. Devido a essa atividade, a atmosfera terrestre foi se tornando cada vez mais rica em gás oxigênio e mais semelhante à atmosfera atual. Cerca de 1 bilhão de anos depois de surgido o primeiro ser vivo, formaram-se os seres eucariontes e os organismos pluricelulares. O primeiro ser vivo foi ancestral de todos os outros. Desde o surgimento da vida, modificações têm originado espécies diferentes; muitas continuam existindo até os dias de hoje e outras foram extintas. Depois que uma espécie é extinta, só é possível estuda-la por meio de fósseis. “ A vida na Terra teria surgido a partir de reações entre os gases da atmosfera primitiva.”

12 comentários:

Heloisa Camargo disse...

E ai prof ta mandando bem !!ficol legal bjs! Helo
6 e arrazaaaaaaaaaaaaaaa

Heloisa Camargo disse...

Pro so eu de novo!!!

nota o blog ta d+

e o texto e muito iinteressante!!
beijo pra pro mis legal do mundo!!!!!!

debora disse...

prof o blog ta d+.
adorei o texto sobre a água.
bjs!!
Débora t.5c

debora disse...

oiiiiii!
soi eu d novo prof.
tdb?
adorei o blog é de +_+
ass.debora toledo 5c

Goku_Natal disse...

opá.... bom texto mim ajudou muito...

Unknown disse...

fez meu trabalho.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

aee Maay , KKKK , ta copiando meu trabalho pow ?? ( ela é da mesma escola que eu )

Unknown disse...

Bom Blog Me ajudou mt Na minha pesquisa Mt Obg Leonardo alcantara 7 Ano a

Unknown disse...

O texto não é muito completo,há alguns erros de escrita e não há fotos ou esquemas que ajudem a entender ( tive de procurar em outros sites ) em outros sites há textos semelhantes ao seu só que mais claros e explicitos e mais RESUMIDOS com TODAS AS INFORMAÇOES IMPORTANTES e ainda FOTOS E ESQUEMAS porque além de copiar o trabalho e entregar para a professora eu quero ENTENDER o que é

Unknown disse...

O grande mistério para a ciência é explicar como foi a formação do seres vivos. Como de uma simples célula pode ser possível o aparecimento de um ser tão complexo como vários animais, sendo o homem o mais complexo de todos.