domingo, 8 de junho de 2008

OUTRAS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA.

“Desde a Antiguidade, filosofos e cientistas propuseram teorias para explicar como a vida teria surgido.”

1 – AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA VIDA – Desde a Antiguidade, a humanidade procura explicar como surgiu a vida. Filósofos e cientistas tentaram responder a essa questão formulando diversas teorias. As mais conhecidas são a teoria da geração espontânea e a teoria da panspermia cósmica.
2 – A GERAÇAO ESPONTANEA – Até meados do séc. XVII,a teoria mais aceita para explicar a origem da vida era da geração espontânea ou abiogênese. Segundo essa teoria, a vida poderia surgir da matéria sem vida ou em decomposição.. A abiogênese foi posta em dúvida após o pesquisador Francesco Redi realizar o seguinte experimento:
Redi colocou pedaços de carne em frascos, mantendo alguns abertos e outros cobertos por um tecido fino. Depois de alguns dias, observou que moscas entravam e saiam dos frascos abertos e que somente nestes havia o desenvolvimento de larvas. Após algum tempo $as larvas se tornavam moscas idênticas às que haviam pousado sobre a carne. Como não surgiram moscas nos frascos cobertos pelo tecido, Redi então concluiu que as larvas não se originavam espontaneamente, mas nasciam de ovos que moscas adultas depositavam na carne.
3 – AINDA A TEORIA DA ABIOGENESE – Mesmo após o experimento de Redi, algumas pessoas acreditavam que a teoria da geração espontânea ainda poderia ser aplicada para seres simples, como os microorganismos. Em 1745, John Needham realizou experiências com caldos nutritivos. Neddham colocou caldos em frascos de vidro, aqueceu-os e fechou-os com rolhas de cortiça; em seguida, voltou a aquecê-los. Tempos depois, verificou a presença de microorganismos nos caldos, afirmando terem surgido por geração espontânea. Em 1776, Lázaro Spallanzani repetiu as experiências de Needham, tendo o cuidado de ferver os frascos inteiramente fechados, matando os microorganismos ali existentes. Depois de vários dias Spallanzani verificou que os caldos nutritivos fechados continuavam livres dos germes. Needham contestou o resultado do experimento, dizendo que a fervura havia destruído o “principio ativo”, pois, como os frascos permaneciam fechados após a fervura, impediam a entrada de ar, que é essencial para a geração espontânea.
4 – PASTEUR – Em 1862, o químico francês Louis Pasteur realizou novos experimentos sobre a teoria da abiogênese. Pasteur ferveu caldo de carne em frascos de vidro com longos gargalos curvos, semelhantes a um pescoço de cisne. Fez o mesmo com frascos de gargalo retos e curtos. Pasteur observou que só havia crescimento de microorganismos nos frascos de gargalo curto. O liquido dos outros frascos permanecia sem contaminação porque os microorganismos presentes no ar ficavam retidos nas curvas do pescoço de cisne e não atingiam o caldo de carne. Isso só aconteceria se os frascos fossem inclinados ou se os gargalos fossem quebrados. Pasteur então concluiu que os microorganismos estavam no ar e não surgiam espontaneamente a partir do caldo de carne. Desde então, prevalece para os cientistas a teoria de que, nas atuais condições terrestres, um ser vivo só se origina a partir de outro, processo chamado de biogênese.
5 – A TEORIA DA ´PANSPERMIA CÓSMICA - Propõe que a vida na Terra se iniciou a partir de seres vivos vindos do espaço sideral. No começo do século XIX, o cientista sueco Svante Arrenius supôs que no Universo existiriam formas simples de vida que viajariam pelo espaço em meteoritos até encontrar um planeta com condições que permitissem seu desenvolvimento e reprodução. Apesar de apresentar divergências, existem cientistas que a defendem até hoje..

Um comentário:

marcus disse...

oi pro so eu marcus da 6e eu so passei aqui pra fala se a prova de recuperaçao tem consuta? xau bjoos